Dicas de Saúde e leitura


Fim

Alimentação do Lactente


Autor(s): Dra. Efigênia Vanda de Jesus - Pediatra da CLÍNICA INFANTIL MOLEQUE TRAVESSO
Data de publicação: 07 / 03 / 2019


 

O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria estabeleceram, para crianças menores de dois anos, dez passos para a alimentação saudável.

Passo 1: Dar somente leite materno até os seis meses, sem oferecer água, chás ou quaisquer outros alimentos;

Passo 2: A partir do seis meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.

Passo 3: Após os seis meses, dar alimentos complementares ( Cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas , legumes ), três vezes ao dia, se a criança receber leite materno, e cinco vezes ao dia, se estiver desmamada.

Passo 4: A alimentação complementar deverá ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

Passo 5: A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher, começar com consistência pastosa ( papas/ purês ) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família

Passo 6: oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada e, também uma alimentação colorida

Passo 7: Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições

Passo 8: Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação

Passo 9: Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequada

Passo 10: Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.

• Diante da impossibilidade do aleitamento materno, deve-se utilizar uma fórmula infantil que satisfaça as necessidades do lactente conforme recomendação da SBP.
• Até o sexto mês, uma fórmula de partida ( NAN 1 ou NESTOGENO 1 ) e, a partir do sexto mês, recomenda-se uma fórmula infantil de segmento ( NAN 2 ou NESTOGENO 2).

Portanto, nós pediatras temos o dever de orientar os pais quanto ao que há de melhor e mais saudável para promover a saúde física e mental dos seus filhos.

O LEITE DE VACA (em pó ou líquido)
NÃO É ADEQUADO AOS LACTENTES ANTES DE 1 ANO.