Dicas de Saúde e leitura


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COLESTEROL

Orientações Nutricionais para Dislipidemia


Autor(s): Dra Carolina G. S. Leães – Endocrinologista e Dra Lika Bassani - Nutricionista
Data de publicação: 07 / 03 / 2019


 

Orientações Nutricionais para Dislipidemia

 
⇒ Ingerir, no mínimo , um copo de água no intervalo entre cada refeição;
⇒ Aumente a ingestão de fibras alimentares (alimentos integrais, aveia, frutas, verduras e legumes),
pois elas ajudam a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo;
⇒ Procure temperar os alimentos com alho, cebola, louro, manjerona, orégano, pimenta. Evite ao
máximo os temperos industrializados.
⇒ Utilize o mínimo de óleo possível nas preparações. Os recomendados são: girassol, canola,
milho, oliva, soja ou arroz.
⇒ Retire a pele do frango antes de prepará-lo;
⇒ Retire toda a gordura visível das carnes, antes e após o preparo;
⇒ Nunca aproveite a gordura já usada numa fritura, pois ela torna-se prejudicial para sua saúde;
⇒ Tempere as saladas com limão ou vinagre e sal;
⇒ Não se prenda ao colesterol. Alguns produtos “livres” de colesterol não estão isentos de gordura
saturada e, portanto, são prejudiciais;
⇒ Não se esqueça que mitas comidas como massas, bolos e sorvetes são feitas com ovos e, por
isso, devem ser evitadas;
⇒ Dê preferência para preparações assadas, cozidas, grelhadas, EVITANDO as frituras;
⇒ Evite embutidos (presunto, salame, lingüiça, salsicha , mortadela, patê, etc);
⇒ Evite a ingestão de miúdos (fígado, coração, rim) e de frutos do mar (camarão e lula), pelo alto
teor de colesterol;
⇒ Evite o consumo de carnes gordurosas, banha, bacon, pele de frango, embutidos, manteiga,
creme de leite, nata , óleo de dendê, gordura de coro, matambre.
⇒ Limite a ingestão de leite integral , queijos gorduros, biscoitos, toras, bolos, doces de padaria,
pães caseiros, pães recheados, bolacha recheada, etc.
⇒ Sempre que possível, pratique exercício físico após liberação médica e com orientação de um
profissional qualificado;
⇒ Procure fazer refeições em ambiente calmo e tranquilo, comendo devagar e mastigando bem os alimentos.
⇒ Evite comer em frente à TV.

 
CISA – Centro Integrado de Saúde F: (51) 3061-8814
Dra Carolina G. S. Leães – Cremers 25649 – Endocrinologista
Dra Lika Bassani - Nutricionista CRN 5634P