Dicas de Saúde e leitura


Fim

Creche ou Babá?

Creche ou Babá?


Autor(s): Dra. Efigênia Vanda de Jesus
Data de publicação: 04 / 03 / 2019


 

Creche ou Babá?

Na hora de escolher com quem deixar o filho pequeno começa o dilema de muitos pais que trabalham fora e não podem contar com a ajuda de um parente próximo, que sem dúvida, seria a melhor solução.
   
   Colocar a criança em uma creche ou contratar uma babá são situações de difícil escolha e que requerem boas referências e aguçado senso crítico para perceber o que é melhor para a criança naquele momento. Em ambos os casos uma boa dose de confiança é essencial, além de informações quanto ao preparo de quem vai lidar com a criança.
   
   Vale lembrar que nem sempre as babás são tão bem preparadas quanto os funcionários de uma creche de boa qualidade, onde existem profissionais capacitados para estimular e acompanhar o desenvolvimento da criança, tornando-a muito mais sociável, desenvolta e com vocabulário mais extenso, favorecendo-se do contato com outras crianças.
   
   O problema é que nos primeiros 6 meses de vida a criança ainda não tem o sistema imunológico bem formado e o desmame deve ser evitado a todo custo, pois o aleitamento exclusivo é imprescindível nesta faixa etária, sendo garantia de carinho e proteção, constituindo-se em verdadeira vacina natural para o bebê, que recebe anticorpos fornecidos pelo leite da mãe. Assim, creche para bebês muito novos deve ser evitada pelo risco de maior número de infecções respiratórias ao ter contato com outro ambiente. O ideal para entrar na creche seria a partir de 1 ano, quando o organismo já terá adquirido maior resistência.
   
   Mas, se não há tia, avó, ou qualquer outro parente de confiança, e dispõe-se de uma creche com todas as características de ser boa, com crianças felizes, brincando bem dispostas, com lugares bem arejados e, sobretudo, com uma equipe bem preparada e especializada, e não apenas com babás, robóticas, que não contribuem para o desenvolvimento psicomotor da criança, melhor optar por creche, mesmo em se tratando de crianças menores, se o desmame for inevitável, pois certamente os bebês receberão incentivos para o seu bom desenvolvimento.
   
   Se a melhor opção for a pesquisa por babás, além de recomendações usuais quando da contratação de empregados, observa-se desde a aparência, bem como os hábitos de higiene, o modo como fala, isto é, o tom da voz e, sobretudo, como trata a criança e se haverá mudança em seu comportamento após a chegada da babá em casa, pois se ficar amuada, chorando ou agressiva, poderá ser indício de maus tratos..