Dicas de Saúde e leitura


Fim

Beleza e amamentação

BELEZA E AMAMENTAÇÃO


Autor(s): Dr.ª EFIGÊNIA VANDA DE JESUS - Pediatra da Clínica Infantil Moleque Travesso
Data de publicação: 07 / 03 / 2019


 

BELEZA E AMAMENTAÇÃO

Como bem disse o poeta, beleza é fundamental. Assim, é natural que num momento tão especial da vida da mulher que é o da chegada do bebê, dúvidas e sobressaltos ocorram, cada vez com maior frequência, quanto ao que fazer para conciliar seios saudáveis e bonitos e, amamentação.

            É certo que a carga genética determina o formato dos seios – pequenos, médios ou grandes. No entanto, eles merecem cuidados especiais, sendo importante trata-los com muito carinho e atenção, pois são formados por tecidos gordurosos, sem musculatura, apenas se apoiam nos músculos peitorais e, é essa região que deve ser fortalecida através de ginástica localizada ou prática constante de atividades esportivas, como natação, vôlei, handebol e basquete.

            Estudos científicos comprovam que as mulheres que praticam alguma atividade física com regularidade têm 20% menos chance de desenvolver alguma doença nas mamas. Mas, lembrem-se de usar uma malha bem aderente para que os seios não balancem muito durante exercícios de alto impacto como pular ou correr, e acabem rompendo as fibras de sustentação, perdendo a elasticidade natural.

            Outro fator de suma importância para a saúde dos seios é a alimentação, sendo necessário ingerir alimentos naturais, mais ricos em fibras, vitaminas, sais minerais e proteínas, como as frutas, verduras e legumes, evitando-se o excesso de doces, chocolates e frituras, devido aos carboidratos e gorduras, inimigos de uma vida saudável. Também é aconselhável eliminar o cigarro e moderar nas bebidas alcoólicas.

            Não se esqueçam que a pele dos seios, por ser frágil e delicada, resseca com certa facilidade e, para evitar estrias, flacidez e envelhecimento precoce, carece de ser hidratada diariamente, de preferência depois do banho, com óleos e loções hidratantes apropriadas para cada tipo de pele.

            Na gravidez, os cuidados com os seios devem ser redobrados, pois o engordar e emagrecer podem acabar com a elasticidade dos tecidos, deixando-os flácidos e com as indesejáveis estrias. Assim, com um bom acompanhamento pré-natal pode-se evitar mudanças drásticas no peso e as consequências terríveis para os seios, os quais carecem da manutenção do peso para se manterem bonitos e saudáveis.

            Portanto, não deixem de amamentar seus filhos corretamente, isto é, exclusivamente ao seio até os 6 meses de idade e, depois, com a introdução de outros alimentos, até por volta dos 2 anos. Além de contribuírem para o completo desenvolvimento da criança – físico e emocional – estarão diminuindo os riscos de um câncer de mama e, sobretudo, irradiando uma beleza fulgurante na forma de um ser que alimenta a sua cria com leite, amor e carinho, elementos essenciais para que a criança se desenvolva forte, sadia e, sem dúvida, feliz!