Dicas de Saúde e leitura


Fim

Como cuidar dos dentinhos do seu filho?

DENTES = Como cuidar dos dentinhos do seu filho?


Autor(s): -
Data de publicação: 04 / 03 / 2019


 

Como cuidar dos dentinhos do seu filho?

  • 0 a 6 meses

  1. Seu bebê ainda não tem dentes, correto? Mas saiba que já é preciso fazer a limpeza da gengiva, para já criar no bebê o hábito da higiene oral. 
    Esta limpeza pode ser feita com gaze e água filtrada, uma vez ao dia.

    Enrole no dedo indicador uma gaze ou fralda umedecida em água filtrada ou gel dental sem flúor. Em seguida passe delicadamente em toda gengiva, língua e bochechas. Esta atividade além de criar o hábito previne contra a cárie de mamadeira.

  • 6 meses a 4 anos

  1. Após algumas semanas de irritação, choro, diarréia e até mesmo febre branda, os primeiros dentinhos aparecem e com eles, novos cuidados devem ser tomados.

    Nesta fase, já é necessária a utilização de creme dental sem flúor e com ação anticárie, junto com uma dedeira ou uma escova específica para bebês, pequena e com cerdas bem macias. Os dentes de leite nascem entre os 6 e os 24 meses de vida. 
    Os primeiros dentes de leite a nascerem são os incisivos centrais inferiores e os últimos são os 2º molares superiores. Nesta fase da vida da criança é muito importante a criação do hábito de escovar os dentes corretamente e mantê-lo pelo resto da vida. Afinal, depois virá a dentição permanente, que como o próprio nome diz, é permanente e acompanhará seu filho por toda a sua vida.

    Apenas com a maturação do sistema nervoso central as crianças conseguem desenvolver a habilidade de cuspir o creme dental após a escovação. Daí a necessidade de utilizarem o creme dental sem flúor, pois como não sabem cuspir, acabam por ingerir uma quantidade muito grande da substância, podendo acarretar em  fluorose.

  2. Ao nascerem os primeiros dentinhos deve ser utilizada uma dedeira com gel dental sem flúor e com xilitol para evitar as cáries.
Já com o nascimento dos primeiros molares, por volta dos 18 meses, deverá ser utilizada uma escova dental infantil.