Dicas de Saúde e leitura


Fim

Orientações ao paciente com suspeita de dengue


Autor(s): -
Data de publicação: 05 / 03 / 2019


 

1 - Hidratação:

Nos casos de dengue a hidratação é de suma importância.
O volume a ser administrado deve ser o maior possível de acordo com sua tolerância. O recomendado é em média de 60 a 80 ml de líquido por quilo de peso dia. Assim, para uma pessoa de 60 kg o volume ingerido deve variar de 3,6 litros a 4,8 litros dia, nos primeiros cinco dias.
A administração deve ser fracionada em pequenos volumes de forma a evitar náuseas e vômitos. Podem ser utilizados sucos, água-de-coco, além do soro de hidratação oral.
Caso não consiga ingerir o volume adequado devido à presença de náuseas e vômitos, procure um Serviço de Emergência para hidratação venosa.

2 - Observação dos sinais de alerta:

Procure imediatamente um Serviço de emergência caso apresente um dos sintomas abaixo, visto que a presença de um deles pode indicar um quadro de dengue grave. Estes sinais geralmente aparecem após a fase de melhora da febre (entre o 3º e o 6º dia após o aparecimento do primeiro sintoma).

SINAIS DE ALERTA

·         Agitação e/ou sonolência excessiva;

·         Diminuição do volume urinário habitual (urina em pouca quantidade e muito concentrada, amarela);

·         Temperatura baixa (<36°C);

·         Dor abdominal intensa e contínua;

·         Pulso muito rápido (taquicardia);

·         Tonteiras ao levantar, sensação de desmaio ou desmaio;

·         Vômitos persistentes;

·         Sangramento (por exemplo, sangramento em gengiva ao escovar os dentes)


3 - Acompanhamento:

Procure seu médico para acompanhamento clínico ambulatorial e controle laboratorial, lembrando que o Teste Rápido para Dengue deve ser solicitado a partir do 5º dia do aparecimento dos sintomas, visto que antes disso pode ser negativo mesmo em presença da doença e, o exame específico cerca de 60dias.