Dicas de Saúde e leitura


Fim

Refluxo Gastroesofágico – Orientação aos Pais


Autor(s): -
Data de publicação: 05 / 03 / 2019


 

O que é RGE ?                       

Refluxo gastroesofágico consiste no retorno involuntário do conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago.                                 

Como o Refluxo pode se manifestar?               

Podem ocorrer vômitos – quando o alimento é eliminado pela boca, sob pressão, coalhado pelo suco gástrico; ou, regurgitação – quando o leite volta inteiro, sem ter sido digerido, ou seja, sem atingir o estômago; ou, em alguns casos, há o chamado refluxo oculto, onde não há a eliminação do leite.

RGE, portanto é a passagem do conteúdo gástrico para o interior do esôfago. A maioria dos episódios de refluxo são rápidos e assintomáticos.É muito freqüente nos primeiros 6 meses de vida, devido à imaturidade da válvula que liga o esôfago ao estômago, acometendo a maioria dos bebês nesta faixa de idade.É ditoFISIOLÓGICO – a criança regurgita e ou vomita, mas sem prejuízos ao seu crescimento e desenvolvimento, sorri, tem um sono tranqüilo, se alimenta bem e não tem nenhuma outra manifestação associada.

 

Doença do Refluxo Gastroesofágico – Refluxo PATOLÓGICO - Ocorre quando o conteúdo gástrico, normalmente ácido, reflui para dentro do esôfago ou orofaringe e produz sintomas.

A criança é irritada e chorona, tem sono agitado, a alimentação é motivo de inquietação.

Pode vir associado a outros sintomas, como falta de apetite, dificuldade de ganhar peso, anemia, azia, dor abdominal, dor ou sensação de queimação no peito, mau hálito, aftas recorrentes, ruminação excessiva, soluços freqüentes.

Também podem ocorrer crises de engasgo e sufocação nos lactentes, além de outras manifestações de comprometimento do aparelho respiratório e ou otorrinolaringológico, como tosse crônica, laringite, chiado no peito, bronquite, asma, broncopneumonia; bem como,amigdalite, faringite, rinite, otite, sinusite, nódulo de corda vocal, rouquidão.

No entanto, o acompanhamento clínico dessas crianças irá possibilitar o tratamento adequado dessas manifestações, evitando complicações futuras e melhorando a qualidade de vida.