DEPRESSÃO INFANTIL

O aumento da depressão na infância e na adolescência tem sido um preocupação constante dos pediatras e tem sido foco de estudos internacionais nos últimos anos. pesquisas recentes relacionam a depressão na vida adulta com fatores de risco na gestação e na primeira infância. O tema foi abordado no novo documento científico produzido pelo Departamento Científico de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Embora a prevalência real da depressão ainda seja desconhecida no Brasil, estima-se que a doença está se tornando um problema de saúde pública, pois dados de tentativas ou consumação de suicídios têm aumentado na adolescência e em idade cada vez mais precoce.

Sentimento de culpa ou baixa autoestima; dificuldade de tomar decisões; distúrbios do sono, como sonolência excessiva, insônia, despertar precoce; humor deprimido, apatia; desinteresse pelas atividades habituais e por brincadeiras; redução da energia ou irritabilidade/agitação; dificuldade de concentração; alterações do apetite, desde hiperfagia à anorexia e alterações do peso; agitação psicomotora ou lentidão; pensamentos suicidas, comportamento de auto injúria, são sintomas mais comuns de depressão, por isso precisamos ficar de olho em nossas crianças e adolescentes maiores de 12 anos.

Já em crianças menores de 12 anos, sintomas inespecíficos podem ocorrer, como queixas somáticas – dor abdominal, cefaleia, náuseas, dores em membros inferiores; choro fácil; comportamento de roer unhas ou morder lápis, mutismo seletivo abrupto, maneirismos e tiques; além de distúrbios do sono; recusa em ir à escola; dificuldades escolares; e comportamento opositor.

Fique sempre atento e procure por um profissional sempre que perceber algo de diferente em seu filho (a).

Clinica Center Kids
????Rua 41, nº 392, Shopping 33, Torre 4 (Sala 1603), Vila Santa Cecília – Volta Redonda???
(24) 3342-3956 e (24) 3512-3745
????(24) 98806-3956

#DraEfigenia #pediatria #pediatra #saude #mamaeebebe #desenvolvimentoinfantil

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES