VÍDEO-ARTROSCOPIA DO OMBRO: As vantagens da técnica no tratamento dos problemas do ombro.

A técnica de vídeo-artroscopia consiste em examinar o interior de uma articulação do corpo utilizando pequenos aparelhos de 4 mm de espessura que são introduzidos dentro da articulação doente por pequenos cortes menores de 1cm, com a finalidade de examinar e muitas vezes tratar algum problema que esteja acontecendo no interior da mesma.

O método começou a ser usado no Japão em 1950 com fins diagnósticos no joelho.

O cirurgião ortopédico introduzia o artroscópio através de um orifício feito no joelho e com isto localizava bem a lesão para depois operar com o menor corte possível.

Atualmente, com a evolução da tecnologia , as microcâmeras e a fibra ótica, se consegue operar sem grandes cortes e resolver grande parte das doenças que envolvem algumas articulações como OMBRO e Joelho.

Resumindo: Começou como um exame para se saber o que ocorria dentro da articulação e hoje se usa também para realizar a cirurgia.

O ombro é uma articulação protegida por músculos que na cirurgia convencional são cortados com objetivo de chegar à articulação. Estes cortes são cuidadosamente reparados após terminar o procedimento, mas sendo uma área do corpo muito sensível, a dor no pós-operatório é inevitável.

Na vídeo-artroscopia a situação é diferente porque temos:

· Cortes menores de 1 cm.

· Não há necessidade de cortar músculos na abordagem.

· Menor corte menor chance de infecção.

· Menor corte menor sangramento.

· Menor corte, dor menor no pós-operatório!!!!!!!!!!

· Tempo de internação menor que 24 h.

· Menos dor no pós-operatório facilita o trabalho do fisioterapeuta para recuperar a mobilidade e função do membro mais rápidamente.

· Maior aceitação dos idosos.

· Maior aceitação dos jovens por motivos estéticos .

Todo paciente que apresente um quadro crônico de dor no ombro e que tenha indicação ao tratamento cirúrgico convencional poderá beneficiar-se ao ser utilizada a técnica de artroscopia do ombro. Para exemplificar: bursite e tendinite crônicas, calcificações grandes, lesões dos tendões que são motivo de dor persistente onde os medicamentos e fisioterapias não deram resultado. Ombro que sai do lugar (nos jovens).

Conclusão:

A cirurgia do ombro realizada por vídeo-artroscopia permite a resolução do problema com o mínimo de complicações e ótimos resultados.

 

Dr Sérgio Pistarino

Especialista em Ombro e Cotovelo e, Artroscopia

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES